terça-feira, 28 de abril de 2009

Jovens Sociais Democratas de Quarteira na Convenção Autarquica da Juventude em Loulé

70 Jovens construíram ideias para o Loulé do Futuro 

No dia 25 de Abril a JSD/Loulé reuniu sete dezenas de jovens em Convenção Autárquica 

Numa acção inédita, a JSD/Loulé realizou no dia 25 de Abril, dia da liberdade, na Escola Secundária de Loulé, uma convenção autárquica que acabaria por se tornar num verdadeiro sucesso. Numa tarde de sábado, feriado, onde os apelos para os jovens são imensos, cerca de 70 jovens investiram um pouco do seu tempo na construção de novas ideias e propostas para o futuro do concelho de Loulé. Numa altura em que vivemos momentos difíceis de aproximação dos jovens da política, a JSD/Loulé marcou a diferença e contribuiu para regenerar a imagem que existe de que a “geração Europa” se encontra alheia da participação cívica e politica.

Naquela que foi uma das maiores acções de uma juventude partidária no Algarve, a JSD/Loulé convidou jovens de todo o concelho para reflectirem em conjunto sobre cinco temas que lhes dizem directamente respeito, bem comopara sinalizarem aqueles que são, ao seu ver, os pontos fracos e fortes do concelho.

Os temas em debate foram a Habitação, onde se procurou encontrar soluções para o grave problema que os jovens hoje encontram em adquirir casa, a Educação, onde se procurou reflectir sobre o elevado esforço positivo que a Câm

ara Municipal de Loulé tem feito nesta área e igualmente se procurou, com criatividade, encontrar novas ideias para novos paradigmas. Foi ainda debatido o emprego e empreendedorismo, onde foram propostas várias acções para atenuar este problema que muito afecta os jovens, a cultura e desporto, áreas sensíveis aos jove

ns e onde foram recolhidos importantes contributos para o futuro, e o associativismo, onde foi possível ouvir vários dirigentes associativos no sentido de encontrar novas formas de apoio e promoção do mesmo.Sob o lema “Juventude Responsável” a convenção gerou ideias e contributos que foram recolhidos e agora vão ser alvo de tratamento e análise e serão transformados em projectos que por sua vez irão dar lugar a propostas que serão entregues ao PSD/Loulé e ao seu candidato à autarquia, Seruca Emidio, no sentido de este as englobar no seu programa autárquico. 

   Seruca Emidio e José Graça falarampara os jovens 

Na sessão de abertura desta conferência, José Graça, Vice-presidente da Câmara Municipal e Presidente do PSD/Loulé, destacou a importância destas realizações e falou aos jovens presentes sobre os desafios que hoje se colocam a esta geração.

      Na sessão de encerramento, Bruno Inácio, presidente da JSD/Loulé elogiou a coragem dos jovens presentes referindo que “nos últimos tempos não há memória de um numero tão elevado de jovens se juntar para debater temas e ideias com uma perspectiva de geração de propostas politicas”. Aproveitou ainda para lançar um desafio a Seruca Emidio. “Necessitamos de dia-a-dia ser ambiciosos e esta geração de jovens procura, cada vez mais, que lhe abram alas para que possam arregaçar as mangas e construir o futuro”. Seruca Emidio enalteceu a iniciativa e referiu que “este tipo de iniciativas são extremamente importantes para a construção de propostas para o futuro”. Aproveitou a oportunidade para realçar o enorme investimento realizado por este executivo na educação e respondeu afirmativamente ao desafio que lhe havia sido lançado: “iremos estudar e analisar as ideias e estamos certos que iremos encontrar propostas que poderemos levar em diante”.

 A JSD/Loulé marcou mais uma vez a agenda politica da juventude do concelho de Loulé com uma iniciativa responsável e com os olhos colocados no futuro. Mais do que realizar pequenas acções pontuais de entrega de material como outras juventudes partidárias o fazem, a JSD/Loulé participa assim, de forma responsável, na construção do futuro do concelho.

A COMISSÃO POLITICA DE SECÇÃO JSD/LOULÉ

Contacto E-mail: jsd.loule@gmail.com

T. 962192690


.........................................

Perante a actual conjectura internacional, os temas debatidos nesta Convenção Autarquica da Juventude, manifestam-se da maior importancia para os jovens do concelho. Deste modo, representantes do recentemente criado,  Núcleo da Juventude Social Democrata de Quarteira, deslocaram-se a Loulé e tiveram uma voz  activa neste debate. Porque, acreditamos que  a juventude deve de ser a força motriz deste Concelho, logo indispensável que venha a contribuir para o futuro do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário